quinta-feira, 17 de maio de 2012

Todo dia é dia de design.

Todos os dias quando o design toca, você levanta da sua design, calça um design e vai ler o design do dia. Senta no design da cozinha enquanto o pão esquenta no design. Toma um design de leite veste um design correndo e sai atrasado para pegar um design na esquina. Pela design você vê design para todos os lados: o design de uma peça de teatro, o design que pára a seu lado quando o DESIGN fecha e também o design que o guarda sopra quando o design abre. Entra no escritório pisando forte, fazendo barulho com seu design novo e antes de ligar o seu DESIGN de última geração, senta na sua design acolchoada, pega esta design, e fica mais confuso ainda… Afinal, o que é design?

8 comentários:

  1. Todos estamos agora lendo e escrevendo no design. Como dizia o outro post, design é o processo de pensamento que compreende a criação de alguma coisa.

    O termo alguma coisa é utilizado justamente pelo fato do design não poder ser limitado. Design é tudo. Tudo que o homem produziu desde sempre e para sempre.

    A invenção da roda foi design. A nave espacial é design. A máquina do tempo futurista será design. Tudo. E o todo é tudo. Impossível de limitar.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com um sorriso estampado no rosto lendo esse texto porque nunca tinha parado para pensar que tudo em volta de nós é design!
    Acho que no senso comum, design é aquele cara que faz móveis ou roupas, ou ainda que cria logos para as marcas. Mas é muito além disso. Nós estamos cercados de design!!!

    Por isso, um ‘muito obrigada’ a todos os designers que deixam nossa vida mais bonita e completa!

    ResponderExcluir
  3. Não tenho vergonha de dizer que eu era uma ignorante em design. Antes de me interessar pelo assunto, design era para mim aquilo que era bonito e agradável.
    Fiquei impressionada quando descobri que design é... bem, tudo. O design está em toda parte. É prático, funcional, tecnológico, belo, artístico.
    Acho que agora posso dizer que a própria natureza é design. Tudo foi matematicamente planejado por Deus ou seja lá à quem você credite a criação mundo. Cada coisa tem seu papel e sua funcionalidade, tem uma forma específica e evolui.
    O design do mundo ainda é um esboço, cabe a nós transformar esse rascunho em produto final.

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Enquanto lia olhava pra minha volta. Via um design, outro design.. na parede, outro design.. E o melhor, alguns muito bem pensados para nossas necessidades, a maioria aliás. Um mouse que se adapta a mão, uma cadeira que tem o encaixe perfeito da coluna. Que bom que temos pessoas pra pensar no design que nos rodeia. Até a própria natureza tem seu próprio design. Quem nunca olhou para uma paisagem e pensou como a natureza pode ser criado uma coisa tão perfeita? Taí uma bela inspiração!

    ResponderExcluir
  5. Gabriela Mendonça 13hquinta-feira, junho 14, 2012

    Assim como a palavra texto, design tem inúmeros significados. Texto é tudo que possa ser lido e tudo pode ser lido: palavras, imagens, expressões faciais... Por sua vez, design é o processo de pensamento que compreende a criação de alguma coisa, além de também se referir a essa criação. Quase tudo que nos cerca foi criado por uma ideia, daí a variedade de significados dessa palavra. Substitua a palavra design por outras que se encaixem no contexto e perceba que tudo é design: despertador, sapato, jornal, cadeira, torradeira, copo, roupa, ônibus... Tudo que foi criado pelo homem é design. As ideias podem surgir a qualquer momento, por isso, todo dia é dia de design, isto é, de criar.

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi o design como algo tão grande assim, sempre pensei que ele estivesse presente apenas na parte estética do produto sem se incomodar com o resto. Minha visão começou a mudar quando eu fui fazer uma matéria sobre a evolução do design de celulares e o Favilla em deu uma entrevista. Foi mais ou menos aí que eu comecei a reparar como o design está presente em muito mais do que eu imaginava. "O design, é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de algo direcionado para o uso." palavras da Wikipédia...

    ResponderExcluir
  7. Ana Beatriz Guimarães 13sexta-feira, agosto 10, 2012

    Quando começamos a ver e entender uma coisa por determinada perspectiva só pensamos nela
    de um jeito. Os olhares nunca serão iguais porque as pessoas são diferentes de acordo
    com as suas experiências. O cineasta verá o ângulo de um bom filme enquanto o publicitário
    irá reclamar que a ideia que não foi passada, o redator verá palavras ao vento, mas o telespectador
    só percebe 3 minutos de nada ou de alguma coisa dependendo da sua 'carga de vida'.
    O designer que vê design em tudo não é especial, é apenas um exemplo do que a paixão por
    algo nos leva e como ela é capaz de transformar o mundo ou um mundo.

    ResponderExcluir
  8. Muito Bom! O diferencial de um objeto não é mais a sua qualidade. Claro que sempre buscaremos algo funcional, mas, por exemplo, ao comprarmos um Abridor de Garrafas, qual seria a graça dele se não tivesse um formato diferente, ou não tocasse o hino do seu time? Se ele, simplesmente, só arrancasse um tampinha? Parabéns aos designers, que deixam o mundo mais divertido!

    ResponderExcluir