Tudo que se dá à leitura é texto. Afinar o olhar e saber ler o mundo é poder agir sobre ele, tecendo e destecendo a vida, assumindo a autoria de sua história. Inspirado no poema Ler o Mundo, de Afonso Romano de Santanna (1989), o portal nasceu em 2007 com a missão de mudar a perspectiva do olhar dos meus alunos de Comunicação Social e de Artes e Design da PUC-Rio. E transformou-se numa prática de leitura e de autoria fundamentada na interlocução e na parceria. luizfavilla@gmail.com
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Imagine.
O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria.
Ler é mergulhar em um mundo imaginário. A partir do momento que você está lendo uma história, você entra em um mundo imaginário, um mundo que é narrado, inventado pelo autor, porém, dentro da sua mente aquela história é única. Eu nunca vou ter a mesma imaginação que meu amigo teve ao ler o mesmo livro. Por isso, a leitura de um bom livro é única, não importa o quanto tempo você leve para terminar, o mais interessante é você mergulhar de cabeça na história, sentir as emoções, deixar que sua imaginação comande. Assim, a história contada fica muito mais gostosa!
Me senti na obrigação de fazer um comentário sobre o vídeo: AMEEEEI! Nossa, está super bem feito e imagino o quanto de trabalho deve ter dado. Sem falar, que em certo momento fiquei com pena do pequeno marcador de página... ele querendo voltar para aquela história e o livro fechado, quando vi o final do vídeo percebi que ele não poderia viver só esse "presente" naquela história e sim, em todas em que ele quiser. Voltando para o assunto em foco, a Nicole soube descrever muito bem. O livro tem um poder que é sensacional. Independente da história, ele consegue nos passar aquela situação em mínimos detalhes, como os lugares, as aparências dos personagens e outros, e o melhor é que só você vai conseguir ver dessa maneira. Eu odeio que eu leio um livro e em seguida vejo o filme da mesma história. Além de cortar momentos em que eu achava importantíssimos, os personagens são completamente diferentes do que eu imaginava.
Livro bom a gente não para no meio. É desses que a gente mergulha e não quer sair até a última página!
ResponderExcluirQue frase incrível!
ResponderExcluirLer é mergulhar em um mundo imaginário.
ResponderExcluirA partir do momento que você está lendo uma história, você entra em um mundo imaginário, um mundo que é narrado, inventado pelo autor, porém, dentro da sua mente aquela história é única. Eu nunca vou ter a mesma imaginação que meu amigo teve ao ler o mesmo livro. Por isso, a leitura de um bom livro é única, não importa o quanto tempo você leve para terminar, o mais interessante é você mergulhar de cabeça na história, sentir as emoções, deixar que sua imaginação comande. Assim, a história contada fica muito mais gostosa!
Bem-vinda, Nicole.
ResponderExcluir=)
Me senti na obrigação de fazer um comentário sobre o vídeo: AMEEEEI!
ResponderExcluirNossa, está super bem feito e imagino o quanto de trabalho deve ter dado. Sem falar, que em certo momento fiquei com pena do pequeno marcador de página... ele querendo voltar para aquela história e o livro fechado, quando vi o final do vídeo percebi que ele não poderia viver só esse "presente" naquela história e sim, em todas em que ele quiser.
Voltando para o assunto em foco, a Nicole soube descrever muito bem. O livro tem um poder que é sensacional. Independente da história, ele consegue nos passar aquela situação em mínimos detalhes, como os lugares, as aparências dos personagens e outros, e o melhor é que só você vai conseguir ver dessa maneira. Eu odeio que eu leio um livro e em seguida vejo o filme da mesma história. Além de cortar momentos em que eu achava importantíssimos, os personagens são completamente diferentes do que eu imaginava.