E se
a história dos três
porquinhos fosse contada pela mídia impressa
e eletrônica? Um filme
que mostra
como as Novas
Tecnologias mudaram a maneira de informar . Criação da BBH. Forte
candidato ao Grande
Prêmio de Cannes. Merece. =)
Afinal, os porcos são inocentes ou não? Nunca saberemos, pois existem diversas opiniões. A internet intensificou o poder de opinião de uma forma nunca antes vista na história. Qualquer um pode dizer o que quiser. Há uma liberdade de expressão que é muito importante e democrática, porém, às vezes, perigosa. Parabéns ao criador do vídeo.
ResponderExcluirConcordo! Hoje em dia qualquer pessoa pode falar sobre um determinado assunto livremente. Qualquer um pode expor sua opinião.
ResponderExcluirNa verdade o que veio na minha cabeça ao ver esse vídeo não foi nem a questão de liberdade de expressão... Pensei mais sobre manipulação da mídia. Ninguém nunca vai saber o que realmente aconteceu. Ninguém nunca vai saber se os porquinhos são inocentes ou não. Quem nos dá as informações sobre o caso são os jornais, televisão, mídias sociais... E eles podem selecionar qualquer informação pro resto do mundo e todos vão ter essas informações como verdade. A nossa opinião é baseada na opinião daqueles que difundem as informações.
Assim como a Dora, a primeira coisa que me veio à cabeça quando assisti esse vídeo foi como a mídia consegue manipular todas as informações e transformá-las em algo positivo ou negativo. Também me lembrei bastante sobre um texto do Bourdieu, onde ele afirma que na televisão tudo sempre é muito relativo, porque por mais que jornalistas (ou quem quer que seja) tentem manter o máximo de imparcialidade, sempre vão acabar mostrando o seu ponto de vista. O que a câmera filma, o que o jornalista escreve ou o ângulo da câmera que um diretor escolhe para ir ao ar, no fim, sempre acabam transmitindo um pouco do modo que cada um pensa. Por isso acredito fielmente que a mídia pode levar uma sociedade às nuvens com a mesma facilidade que ela a empurra para o fundo poço.
ResponderExcluirIncrível o vídeo! Fica na linha entre a grandiosidade e o perigo de ser ter tantas versões, opiniões e informações, através de uma história que faz parte do imaginário mundial. Demais!
ResponderExcluirConcordo com a Dora. A força de manipulação do conteúdo fica muito forte no vídeo. O que também pode ser observada é a teoria de que uma mensagem não significa aquilo que é dito e sim o que é entendido, sendo isso influenciado pela bagaem, cultura e experiência de vida de cada um. Cabe ao bom comunicador tentar dirimir todas essas variáveis das formas que sejam possíveis. Sobre a realização do vídeo em si, o trabalho gráfico, de roteiro, cenário e edição são impressionantes. Nem parece a mesma história que a minha mãe me contava haha. Nem em nossas imaginações seria assim tão interessante.
ResponderExcluirGenial, sério muito genial. Eu concordo com o pessoal aqui de cima, nesse caso seria impossível saber o que de fato aconteceu. Filmes como esse são importantes, ainda mais para nós que vamos trabalhar nessa industria que pode tão bem manipular milhões. O que mais me impressionou foi como o caso dos porquinhos gerou revoltas que no final já estavam indo contra os bancos e a crise financeira. Como um caso isolado tornou-se emblema de uma luta totalmente diferente. O vídeo me lembrou dessa imagem (que eu não sei como por no post então pus o link) e como existem ângulos e ângulos em uma história.
ResponderExcluirhttp://www.pensecomavih.com.br/wp-content/uploads/2010/06/midia.jpg
O vídeo mostra como a mídia consegue aumentar uma notícia(além de criar diferente visões) ao ponto da população se juntar para demonstrar sua posição em relação ao acontecimento.Ele também chama a atenção pelo fato da mídia poder criar diferentes visões para um mesmo evento.
ResponderExcluirComo eu gostaria de ter sido a criadora!!
Vanessa Neves
Muito bom o video.
ResponderExcluirAchei bem interessante a forma como a mídia aborda esse caso.Provavelmente ela influencia tudo. É possível comparar esse caso com alguns que são apresentados na sociedade e creio que muitos podem se sentir assim, não sabendo o que aconteceu de fato e se as acusações são verídicas ou não.
E concordo com a Vanessa, eu queria ter tido essa ideia!
Bem-vindo, Phillip.
ResponderExcluir=)
Nossa, sem explicações! Nunca pensei que a história dos três porquinhos pudesse ter um outro lado, o lado negro. Talvez seja porque eu escutei em minha época de jardim ou em momentos em que eu tinha de dormir. Nunca havia parado para revisar esse conto no mundo "moderno" de ultimamente.
ResponderExcluirA pessoa que criou isso deve estar se sentindo muito orgulhosa, porque a ideia é completamente GENIAL!
Ela soube pegar um conto onde a história era completamente ingênua e mostrar que a mídia pode mudar tudo. Além dela mostrar ambos os lados da história, ela fez com que pessoas se conectassem com o resto do mundo em busca de seu ideal. Coisa que para acontecer no passado, sem a mídia, acredito que seria um pouco difícil.
E por incrível que pareça eu notei algo que a Dora comentou, como a mídia é influenciadora. Acredito que a maioria das pessoas hoje estão em uma situação em que a verdade que os jornais, sites e outros nos passam, são as nossas verdades. Ninguém realmente pesquisa para saber se realmente aquilo tem alguma veracidade.
É possível que todos os publicitários desejariam ter tido essa ideia!
Me lembrou aquele texto de uns anos atrás sobre como as diferentes mídias contariam a história da chapeuzinho vermelho. Não lembro bem o que era o que, ou onde achar o OP, mas a veja e o estadão eram algo como: Lula (PT) envolvido com lobo mal, o NY times tinha um parágrafo gigante e estereotipado sobre violência no Brasil e a rádio sulamérica não falava nada da história, só que o trânsito fluía normalmente.
ResponderExcluirNossa, sensacional. Como disse Stalimir Vieira, em "Raciocinio Criativo", o criador uniu o breefing com um conhecimento do mundo (história dos 3 porquinhos). Vendo depois de feito até parece óbvio bolar uma dessas. Grande trabalho e merecedor do prêmio
ResponderExcluirRafael Levinstein