domingo, 13 de maio de 2012

Da série porque me ufano dos meus alunos.


Desde os dois anos de idade sei o que eu quero fazer. Quanto mais o tempo passa e mais madura eu fico, mais a certeza cresce. Eu quero ser mãeSoube quando ganhei a minha primeira boneca. sabia quando ficava "de olho" nos meus primos. Tive certeza quando batizei a minha afilhadaPra mim a genética não importa. Posso esperar os nove meses da gestação ou o tempo incerto da burocracia da adoção. Meu filho pode ter meus olhos puxados ou os cabelos cacheados. Seja menino ou menina, especial ou não. Pra mim o que realmente importa é o coraçãoQuero ser uma mãe carinhosa que acorda o filho com beijinhos e o leva para a escola.
Uma mãe presente que faz na filha cada dia um penteado diferenteUma mãe coruja que se enche de orgulho com as conquistas do filhos, mesmo que aos olhos dos outros juntar duas sílabas não seja tão complicado.
Quero ser uma mãe que saiba dizer não. Mesmo diante da carinha de coitadinho que as crianças sabem fazer tão bemUma mãe companheira que escuta os problemas que para as crianças parecem ser insolúveis. Que ajuda a resolvê-los. Que tem sempre um conselho para dar. Que é sempre um bom ombro para chorarUma mãe sem preconceitos que aceita as escolhas do filho. Seja ele cristão ou espírita, metaleiro ou pagodeiro, goste de meninos ou de menina. E que meu filho também saiba respeitar as diferentes culturas, religiões, classes sociais e etnias. Pois todos as pessoas pertencem a mesma raça humanaNão pretendo ser uma mãe perfeita. Quero aprender com os meus erros. Quero me espelhar em grandes mulheres, em grandes mães. Quero ser uma mãe como a minha.
Grifo da apresentação de Isabelle Diniz, aluna de Comunicação Social da PUC-Rio, sobre suas qualidades profissionais.    Arte:  Robert Dowling Jr.

20 comentários:

  1. Bonito o texto :) Vendo tantos acontecimentos marcantes nesse mundo relacionados a mães e filhos cheguei a conclusão que nem todas nasceram com esse dom. Ser mãe vai muito além de engravidar e parir. Ser mãe é ter o amor mais puro e verdadeiro do mundo. É o inverso do egoísmo; doar-se totalmente sem pedir absolutamente nada em troca. Só de pensar na sorte que tenho por ter uma mãe maravilhosa me emociono. Te amo mãe! haahha, beijos! :)

    ResponderExcluir
  2. Chorei na hora da apresentação e agora de novo.... esse texto é muito lindo e realmente mexe com minhas emoções...
    Adoro esse fofinho da belle.
    Belle parabéns pelo belissimo texto e parabéns por fazer com que eu me emocione toda a vez q leio o seu texto...

    ResponderExcluir
  3. Essa aprsentação me emocionou muito. É lindo o texto e foi linda a maneira como ela se emocionou enquanto o lia... Acho que é uma homenagem perfeita para as mães, que se doam para verem seus filhos felizes, nao importa de que maneira. Como o texto diz, é importante dar carinho aos filhos e aceitá-los da maneira que eles forem, porém também é importante saber impor limites. Um txto perfeito para ser lido no dia das mães =)

    ResponderExcluir
  4. haha. Uma coisa que nunca imaginei que Isabelle Diniz tinha tanta vontade de ser. Me surpreendeu. Eu também quero muito ser mãe. E como ela, também não me importo se é filho biológico ou não. Na verdade, acho que até prefiro a adoção. São tantas crianças no mundo precisando de uma mãe...Admito que sou radical quando digo isso, mas não consigo deixar de pensar que essas mães, que vivem anos e anos tentando engravidar, gastando tufos de dinheiro em tratamentos, sejam meio egoístas.. Se prendem à biologia, à experiência de parir, quando na verdade ser mãe é tão maior que carregar uma criança na barriga por nove meses... Quero muito que adotar tenha mais importância em nossa sociedade. Que o governo dê mais atenção aos processos de adoção. Que não exista tanta preocupação com o fato dos pais serem homossexuais. Se é mãe ou pai solteiro. Que conte o amor, a vocação. Que conte a vontade de criar uma criança, de ensiná-la os valores que realmente valem: amor, lealdade, honestidade, companheirismo, caridade, respeito, trabalho...
    Quero que sejamos uma sociedade que cuida bem de suas crianças.

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto...Parabéns, Isabella...Como sempre, ótima escolha, Favilla...

    ResponderExcluir
  6. Carollina Medeiros 2ICdomingo, maio 13, 2012

    Que lindo, parabéns! Também tenho essa certeza de querer ser mãe. Muita gente fala que sou muito novinha pra pensar nisso, que tenho que focar na carreira profissional e tudo mais, só que tenho essa vontade absurda de ter meus filhos. Mas não somente tê-los, criá-los e estar o mais presente possível. Acho que por ter uma mãe muito presente não consigo imaginar o que é sair de manhã cedo e só encontrar com o filho à noite (aliás, feliz dia das mães, mãe!!), ou contratar uma babá pra tomar conta da criança (é o que eu mais vejo no condomínio). O trabalho que me perdoe, porque meu objetivo é ser uma excelente profissional, mas quando o momento chegar, quero ser a melhor mãe possível e isso vai ser o mais importante na minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Aos que leram o texto e se emocionaram, imaginem a pessoa declamando ele e chorando ao mesmo tempo? Foi realmente emocionante e, pelo menos para mim, foi mais especial por ser totalmente natural. Imagino que o texto tenha sido preparado com antecedência, mas não precisaria. Foi tão natural, tão do coração, que pareceu na hora que só a precisava de um empurrão e que todas as outras palavras já estavam na gargante, fazendo forças para serem cuspidas.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Lindo! Lindo! Foi uma super emoção assistir a essa apresentação! Na véspera do dia das Mães então... Espero que a mãe da Belle saiba da existência desse texto! Com certeza ficará tão emocionada quanto nós ficamos e ainda super orgulhosa! Essas palavras me comoveram. Ouvi-las vindo de uma voz emocionadíssima mostrou o amor verdadeiro de uma filha e futura mãe! Tá de parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Belle, também nunca passou pela minha cabeça que você queria ser mãe. Mas também não é nada monstruoso. Acho que muitas mulheres, garotas, meninas, tem esse sonho. Eu posso dizer que tenho muita vontade de ser mãe, claro que nem se compara, mas eu tenho uma gatinha muito linda, fiz até certidão de nascimento pra ela com tudo que tem direito. Acho que com ela eu exercito essa vontade que eu tenho, esse dom que eu tenho certeza que tenho.
    Espero que todas nós estejamos juntas ainda para compartilhar dessa alegria.

    ResponderExcluir
  10. Priscila dos Santos Pinto - 13hsegunda-feira, maio 14, 2012

    Lindo texto,lindo desejo,Belle! Tenho certeza de que será uma ótima mãe! Seus filhos terão muito orgulho de chamá-la de mamãe. Aproveito e compartilho o link de um vídeo da P&G que fala sobre o trabalho de ser mãe. "O trabalho mais difícil do mundo,é o melhor trabalho do mundo". Link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RoQ1iYREvgI

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a Thalyta, desejo que um filho me adote como mãe e que eu adote um filho. Se essa paixão acontecer em minha vida, vou considerar o amor mais verdadeiro do mundo.

    ResponderExcluir
  12. Meus olhos encheram d'água na apresentação. Para mim, o mais bonito foi ver que esse não era simplesmente um texto feito para o trabalho de G1. Isto é um sentimento, uma vontade, uma coisa que existe dentro de todo filho que admira sua mãe.
    Não é uma tarefa fácil ser uma mãe como a que se tem. Ela é única, insubstituível. E querer assumir uma missão como essa, é antes de tudo um ato de amor, à ela e aos filhos que virão.

    Nathália Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Lindo o texto da belle! Quando ela leu o texto, antes da apresentação, senti muito orgulho da minha amiga! Me fez parar para pensar em muitas coisas, nem tanto em mim, ou no meu desejo de ser mãe, mas me fez pensar em minha mãe,e nesse desejo realizado que ela tinha, e se atá agora era tudo que ela havia imaginado. Bom, espero que sim!

    ResponderExcluir
  14. É o texto é realmente lindo. Isso me faz pensar: o que é ser mãe? Existem muitos tipos de mãe, e cada uma delas tem o seu valor. Há a "mãe-amiga" e também a "amiga-mãe"; "vó-mãe", aquela que vale por duas; a "mãe-ausente",que, por algum motivo, não pode estar junto da gente em muitos momentos; tem a mãe que não perde uma apresentação de balé da filha, mesmo que ela seja a pior bailarina do mundo; tem mãe-polvo, que consegue segurar todos os filhos ao mesmo tempo, enquanto paga a roupa no caixa; Tem mãe que brinca muito, e mãe que briga muito; mãe que diz não e mãe que diz sim, e aquela que sempre diz "vou pensar...".
    Seja como for, elas são todas mágicas! Sabem quando tem alguma coisa errada com a gente mesmo se estiverem a quilômetros de distância.
    Mãe não dorme enquanto o filho não volta pra casa, mesmo se ele tiver 40 anos. Se preocupa com a alimentação, e sempre acha que a gente não comeu o suficiente. Elas choram com coisas bobas, como aquele desenho horrível que você deu pra ela quando tinha quatro anos, e ficam zangadas com coisas mais bobas ainda (aquela toalha molhada que você esqueceu em cima da cama, ou o tubo de pasta de dentes que não foi tampado). Mãe sofre, mãe ri, mãe é mãe e pai ao mesmo tempo. Mãe é tudo.
    Algumas pessoas não tem mãe, ou porque elas não quiseram, ou porque a vida não quis. Mas nós, nós que temos as nossas, devemos saber valorizá-las porque vai chegar um dia em que não teremos mais, e tudo o que vamos dizer será "queria que a minha mãe estivesse aqui".

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada gente!
    Fico feliz que vocês tenham gostado do texto e também porque realizei meu objetivo: fazer todo mundo pensar em suas mães =D
    Tomara que todos tenham se empenhado mais no dia das mães desse ano com essa reflexão hahahahahaha
    O comentário da Bruna é lindo. Existem vários tipos de mãe e todas elas devem ser lembradas o quanto as amamos. Não só no segundo domingo de maio, mas durante o ano todo.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns!!! O texto é maravilhoso e fico arrepiada só de lembrar da apresentação! Fiquei muito emocionada e confesso que chorei lendo o texto novamente.
    Acredito que o sonho de toda menina é ser mãe. Mas também acredito que poucas conseguiriam colocar em palavras essa vontade tão bem quanto a Isabelle. Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  17. João Victor Fiuzasexta-feira, junho 15, 2012

    Nossa... tocante o texto! É Impresisonante como a verdade nas palavras pode ser sentida e como essa verdade dá uma profundidade no discurso que me emocionou bastate. Parabéns.

    ResponderExcluir
  18. A apresentação da Isabelle foi emocionante. Não porque ela estava ali com as emoções à flor da pele, mas porque seu texto realmente envolveu a todos. Cada palavra soou com muita sinceridade e compaixão. E como é um tema que é de respeito a todos, reteve muita atenção. Afinal, todos nós estamos aqui hoje por causa de uma mãe. Todos nós somos o que somos porque uma delas nos colocou no mundo, sempre nos guiando. É delas o nosso primeiro amor, é por elas que aprendemos amar. Texto encantador!

    ResponderExcluir
  19. Isabella Mombelli - 13hquarta-feira, abril 03, 2013

    Não só gostei como me identifico com o texto. Atualmente dizer que a maior ambição da vida é ter filhos parece algo sem importância diante de uma profissão. O feminismo fez isso. Não que eu discorde do feminismo - as mulheres conquistaram muitas coisas nos últimos anos e podem conquistar mais. Mas penso que, para mim, ser mãe é onde eu mais vou me realizar. Gerar outro ser humano, ensiná-lo as primeiras palavras, dar amor e educá-lo a viver e a ser feliz... nada me parece mais fascinante. Que me desculpe a modernidade, mas antes de tudo eu quero ser mãe!

    ResponderExcluir
  20. Ana Carolina (13 horas)terça-feira, setembro 23, 2014

    Que lindo :)
    Também penso muitas das coisas que ela falou...
    Muitas vezes não valorizamos nossas mães, algumas broncas e toda a dedicação que ela tem por nós. Mãe é aquela que abre mão dos próprios sonhos para sonhar e realizar o nosso. É aquela que muda até de profissão pra poder ver o filho crescer. Ser mãe é mais que parir alguém pra chamar de filho. É aceitar que a prole é a extensão de um amor únco, singular e inexplicável. Ser mãe é fazer esforço, sacrifícios e não contar pra ninguém. È amar o filho desde pequeno, ainda que ele não saiba o que é amor. Ser mãe é a própria forma de amor, é inigualável, inexplicável, a mais bela forma de amor, aquele que não se desvai nem te decepciona...

    ResponderExcluir