quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O PAÍS DOS 6 BERLUSCONIS





5 anos depois do lançamento do clássico “Muito Além do
Cidadão Kane”
, documentário britânico que mostrou as táticas de
manipulação da Rede Globo, um filme volta a denunciar o oligopólio existente na
imprensa brasileira. Produzido pela Salamanca Filmes para o canal CINEBRASiLTV, “O
país dos 6 Berlusconis”
 vai estrear no Brasil no primeiro
semestre de 2019.
Em histórias inéditas, renomados
jornalistas revelam o que existe por trás dos maiores grupos de mídia do país e
explicam como um serviço de interesse público se transformou ao longo dos anos
em uma forma privada de ganhar dinheiro e exercer o poder.
“Percebi que havia algo errado na
imprensa brasileira no começo da carreira, em 1998, quando eu trabalhava como
correspondente para a rádio CBN e Globo News na Espanha. Um dia, por acaso,
descobri que a Rede Globo pagava as contas de uma jornalista chamada Miriam
Dutra, que morava em Barcelona na época, porque ela tinha um filho com o
Fernando Henrique Cardoso”, afirma o diretor e roteirista do filme, Pablo
Guelli.
“O país dos 6 Berlusconis” conta com o apoio da agência de notícias
France Press-AFP e da Canon. O filme tem mais de 20 entrevistados, entre eles
Noam Chomsky, Luis Nassif, Laura Capriglione, Glenn Greenwald, Ricardo Melo,
Eduardo Guimarães, João Feres, Jessé Souza e Xico Sá. Foram realizadas
gravações nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília,
Belém do Pará e Barcelona (Espanha).

O longa tem trilha sonora
original de André Abujamra e conta com participação especial do ator Paulo
César Pereio, que fará a personificação da mídia brasileira. A cartunista
Laerte Coutinho também participa do projeto com desenhos sobre manipulação
midiática.
Em 2018 o projeto foi um dos nove
brasileiros selecionados pela DOCSP e Doc Society para o primeiro programa de
“campanha de impacto social” realizado no Brasil.
A produção de “campanhas de
impacto social” tem com objetivo unir a arte do cinema com causas relevantes
para a sociedade. O objetivo é promover mudanças concretas a partir de filmes e
ações que causem impacto. No caso de “O país dos 6 Berlusconis” a ideia é
incentivar a democratização dos meios de comunicação no Brasil.
A campanha no Catarse para
arrecadação de fundos para divulgação do filme nos cinemas de todo o Brasil já
está aqui aguardando a sua colaboração. E venhamos e convenhamos, é o tipo de conteúdo
que necessita o maior alcance possível.
“Esperamos poder contar com a ajuda de milhares de pessoas, que
todos os dias se perguntam: ‘Por que apenas 6 famílias controlam o que assisto,
ouço e leio todos os dias?'”



Li no http://www.ideafixa.com/

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