quarta-feira, 11 de março de 2015

Comunicar é encantar o leitor.



A Samsung e a agência de publicidade Leo Burnett prepararam uma ação muito bacana para divulgar o novo centro da Samsung para deficientes auditivos na Turquia.

A “vítima” foi Muharrem, um jovem surdo que vive em Istambul. Com mais de um mês de preparação, a equipe ensinou aos participantes da ação a linguagem de sinais para que oferecer ao Muharrem um dia sem barreiras.

Câmeras escondidas foram instaladas na vizinhança e a irmã do jovem também foi cúmplice.

Confira essa ação que tem emocionado a todos.

Li no http://www.zupi.com.br/

12 comentários:

  1. Isso me lembrou do senhor respondendo as perguntas da última aula: o que mais me motiva e o que mais me entristece? Você respondeu em ambas a humanidade. Com tanta notícia triste que a gente presencia todo dia como a do garoto que morreu espancado só por ser filho de casal gay, o Estado Islâmico matando por fanatismo... é refrescante ver um vídeo como esse, restaura a esperança na bondade do ser humano.
    Professor, provavelmente você já deve ter visto, mas deixo abaixo um vídeo que me lembra esse:
    http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/12/1385502-filha-de-pais-surdos-menina-interpreta-musica-natalina-em-linguagem-de-sinais.shtml

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    1. Bem-vinda, Isabella. Grato por dividir o link. É mesmo encantador.
      =)

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  2. Que ótima maneira de começar o dia! Na aula passada, quando fomos perguntados sobre o que nos motiva, foi isso que eu quis dizer. O que me motiva são ideias inspiradoras que comovem o público e são muito mais do que dois minutos de publicidade. Isso é o comprometimento de uma empresa em fazer alguma coisa diferente, inovadora, que leva tempo e eu prefiro ver por esse lado (não comercial). Confesso que não sei se estou pronta para adotar os produtos Samsung (a Apple também tem ótimos comerciais), mas fiquei bastante inclinada. O Muharrem, por outro lado, já sabe a marca do seu próximo celular!

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    1. Giovana: a publicidade tem uma responsabilidade social imensa. Pena que não exerce como deveria.
      =)

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  3. Branca Freitas - 13hquarta-feira, março 11, 2015

    Esse video é incrível, fiquei emocionada com a reação do rapaz ao ver as pessoas finalmente se comunicando com ele. Na minha antiga escola nos ensinavam linguagem de sinais (infelizmente não pude aprender, pois as aulas eram oferecidas aos alunos do ensino fundamental e eu entrei no ensino médio) e acho que isso deveria ser uma medida adotada em todas as instituições de ensino, a inclusão social deveria ser exercitada diariamente.

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  4. Emocionante! Infelizmente muitas pessoas precisam lidar dia a dia com essa barreiras. Ainda mais tratando-se de comunicação, essencial para a vida em sociedade. Esse vídeo me fez lembrar um filme maravilhosos que está em cartaz, a Família Belier. Se trata de um família na qual apenas a filha mais velha não é surda e a ela são encarregadas todas as questões que precisam da comunicação para serem resolvidas, como resolver problemas com o cartão de crédito. Nos faz pensar em quantas famílias não possuem alguém como ponto entre as duas formas de linguagens, e barreiras surgem dificultando ações do cotidiano.

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  5. Assisti o vídeo e também fiquei emocionada. Atitudes simples podem mudar a vida de outras pessoas. Cidadãos com algum tipo de deficiência são muitas vezes os que mais sofrem com o descaso e a desatenção que a sociedade de hoje mostra em relação ao outro. Como seria o mundo se todos soubéssemos nos comunicar em linguagem de sinais? A campanha funciona muito bem para divulgar a criação do Instituto e mais ainda para nos alertar que precisamos trabalhar muito ainda na inclusão social.

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  6. Que vídeo maravilhoso! Fiquei muito emocionada ao assistir, pois muitas das vezes me coloco no lugar de uma pessoa com problemas auditivos e em como deve ser triste (principalmente no Brasil) não ser entendida e ter problemas em se comunicar e até, infelizmente, sofrer preconceito. Infelizmente nas escolas ainda não é estimulado o aprendizado da linguagem dos sinais, o qual, a meu ver, é de suma importância. No senso de 2010 feito pelo IBGE, destacou-se que mais de 9,7 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva. Apesar da porcentagem não ser tão grande (5,1%), é um número que chama atenção. Nos Estados Unidos, o número de estudantes que aprendem a linguagem dos sinais nas escolas e faculdades aumenta a cada ano. Por que será que isso não ocorre no brasil? Falta de investimento?
    Quando comecei a assistir uma série americana chamada "Switched at Birth" que, além de tratar de assuntos como a troca de bebês na maternidade, fala sobre os deficientes auditivos, me interessei muito em aprender esse novo abcdário. É tão diferente e empolgante aprender um dicionário totalmente novo que nem me importei em aprender algumas palavras do ASL (linguagem de sinais americana) vendo a série e também a libras pelo youtube, pois muitas palavras são diferentes entre o vocabulário inglês e português. E cada vez mais, aprendo por conta própria! Espero poder colocar em prática logo. E que vídeos e assuntos como esse chamem a atenção da sociedade para a inclusão social.

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    1. Letícia, falta interesse político e consciência cidadã em MUITAS coisas do nosso país. Infelizmente, ainda somos colonizados a defender 'primeiro o nosso pirão, já que a farinha é pouca'.

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  7. A ideia foi sensacional! Aliás, as vezes fico espantada como a publicidade consegue ser tão usar qualquer coisa a seu favor, nem sempre para o lado bom. Ao contrário do que a Samsung fez nesse vídeo, muitas empresas abusam do poder de persuasão para divulgar seus interesses duvidosos. Eu entendo que seja o trabalho do publicitário, mas precisa de tanta apelação?
    As propagandas de cerveja são campeãs de abuso, principalmente contra a mulher, Não sou feminista, mas eu me sinto muito ofendida com a forma que a mulher é retratada nessas peças publicitárias. Uma recente foi a com a bailarina do Faustão da Cerveja Itaipava (https://www.youtube.com/watch?v=Xos2z449R4k). A mulher bonita com roupas curtas é o esteriótipo típico. E esse é só um dos exemplos de abuso, não só contra a mulher. As propagandas para criança eram tão apelativas, que criaram uma série de regulamentos para ela.
    Fico feliz de ver uma publicidade usada para o bem da sociedade!

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  8. Que vídeo sensacional da Samsung! Tão bonito quando uma grande marca faz gestos tão bacanas e simbólicos como este. Isso me deixa feliz. É tão bom ver que existem pessoas genuinamente boas, que ajudam o próximo, pensam nos outros e não olham somente para seu umbigo. Por muitas vezes os pequenos gestos e ações são as mais bonitas e puras de todas. A expressão de felicidade no rosto de Muharrem é tão bacana que até me fez lembrar, honestamente, do sorisso de uma criança. São gestos como este que me faz ter um pouco mais de fé na humanidade e de como o homem pode sim, ser bom!

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  9. Idéia simplesmente genial! Não consigo fazer idéia da tamanha dificuldade que esse jovem deve passar todos os dias. Por isso que esse vídeo me tocou, são pessoas como nós, mas com deficiência. Isso não significa que ele deva ser excluido. Por que não fazer uma propaganda voltada para eles? E de uma maneira tão criativa e emotiva. Atos como esse deveriam ser repetidos com mais frequência. A publicidade tem um poder enorme para dar exemplos como esse. É triste dizer que não vejo o Brasil fazer propagandas assim por muitos anos ainda.

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