A caverna Son Doong, no Vietnã, é a
maior caverna do mundo. Um passeio no interior da caverna é algo
extraordinário; ela contém uma selva, um rio e tem espaço de sobra para
arranha-céus de 40 andares!
A enorme caverna está localizada a 280
quilômetros ao sul da capital Hanói, no parque nacional vietnamita Phon
Nha-Ke Bang. Conheça mais esse mundo subterrâneo e se inspire pela
beleza da natureza.
Son Goong traduz-se como “Caverna do
Rio da Montanha”. Foi criada 2-5 milhões de anos atrás pelas águas dos
rios corroendo o calcário debaixo da montanha.
Ela foi descoberta em 1991 por um
fazendeiro local, mas as primeiras pessoas que realmente exploraram a
caverna foram especialistas britânicos em 2009.
A caverna como um todo é estimada em 140 quilômetros de comprimento.
Ela contém a sua própria vida animal, lagos, floresta tropical, praias e um rio.
Eu me deparei com essa matéria no final de semana e fiquei impressionada. Um lugar cheio de maravilhas naturais ainda não exploradas pelo homem. Imagina quantos lugares como este não deve existir mundo a fora? Lugares que permanecem intactos, sem contato com a civilização humana, e principalmente sem ser danificado. Espero que essa caverna possa permanecer em sua forma natural independente da exploração do homem.
ResponderExcluirExistem as coisas sem ser vistas? O interior do apartamento desabitado, a pinça esquecida na gaveta, os eucaliptos à noite no caminho três vezes deserto, a formiga sob a terra no domingo, os mortos, um minuto depois de sepultados, nós, sozinhos no quarto sem espelho?
ExcluirQue fazem, que são as coisas não testadas como coisas, minerais não descobertos - e algum dia o serão? Estrela não pensada, palavra rascunhada no papel que nunca ninguém leu? (...) Carlos D de Andrade
São nesses momentos que eu percebo o quão pouco a gente conhece do nosso próprio planeta. Quem podia imaginar que dentro de uma caverna no Vietnã há um verdadeiro mundo até pouco tempo completamente desconhecido? Por isso que quando vejo algo assim, eu penso que, mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico que já ocorreu na história da humanidade, a gente ainda está muito, mas muito longe de entender o mundo à nossa volta. Assim como apenas a ponta do iceberg fica fora d’água, o que sabemos sobre a Terra é ínfimo. É engraçado falar isso, mas a gente não conhece nem a nossa “casa” direito. Imagina então o que está além dela!
ResponderExcluirBem-vindo, João.
Excluir=)
Essa ideia de que tudo que é desconhecido por nós tem que ser estudado, conhecido, porque caso o contrário pode nos apresentar perigo é muito pretensiosa. É acreditar que o mundo gira em torno dos humanos, que somos os únicos habitantes do planeta, e que por isso, devemos ter controle de tudo. Eu acho bonito os mistérios do planeta. Acho legal que não conhecemos tudo, afinal, qual seria a graça de explorar o mundo se já soubéssemos tudo o que existe nele? Acho que o mistério é toda a graça,e por isso, realmente espero que o homem não destrua todas as riquezas que encontra por aí, caso isso aconteça, perderemos a graça de viver. Afinal, o que seria nossa vida se não houvesse o desconhecido?
ResponderExcluirO encantamento que as boas surpresas nos oferecem é mesmo deslumbrante, Carolina.
Excluir=)
Nós nos achamos ridiculamente especiais. Achamos que o ser humano é o mais evoluído, por sua racionalidade, por toda a sua técnica. Carregamos com orgulho a bandeira do progresso como um símbolo de sucesso... Mas a natureza nitidamente mostra o contrário. Perto do tempo de vida da terra, nós não somos nada, e é muita, mas muita audácia mesmo acharmos que Shopping Centers, carros, arranha-céus e gadgets são sinônimo de felicidade e plenitude. Todos os seres vivos têm sua inteligência, sua forma de vida extremamente eficiente para suas necessidades e um processo próprio de desenvolvimento. Ilusão nossa achar que somos soberanos. Fazemos parte de um grande ecossistema que giraria mesmo sem a gente, e saber reconhecer a grandeza do mundo - provada aqui nesse post por essa linda caverna inexplorada -, aprendendo a crescer com ele e não contra ele, é o primeiro passo para construir uma sociedade mais saudável e harmônica.
ResponderExcluirQuando vejo essa matéria, percebo o quanto somos pequenos e o quanto estamos longe de descobrir todo o mundo em que nós vivemos. Nosso foco está muito direcionado em inventar tecnologias enquanto ainda existem coisas e lugares inexploradas da própria natureza que podem ser de grande contribuição para o conhecimento.
ResponderExcluirIncrivel!!!!! Quando vi essa reportagem pela primeira vez nem acreditei, parece um mundo dentro de outro mundo. Fico pensando quantas maravilhas naturais existem nesse mundo que nem conhecemos, que sonho seria poder rodar o mundo todo só conhecendo lugares fantásticos como esse. Mas também penso que seria melhor o homem nunca descobrir lugares assim, por causa da destruição que eles causam, por conta de ambição lugares como esse acabam destruidos, poluidos... não tão longe de nós temos um excelente exemplo do que estou falando: a floresta amazônica, hoje mesmo vi uma matéria sobre o crescimento do desmatamento a cada ano. É realmente lamentável não sabermos cuidar de algo tão sagrado e magnifico.
ResponderExcluirMas, afinal: quem colocou água dentro do coco?
ResponderExcluir=)
Eu sempre me pego pensando sobre quantos lugares incríveis nos não temos nem ideia de que existem, há tanto a ser descoberto no nosso planeta! Por exemplo, nós conhecemos mais do nosso universo, do que do nosso próprio oceano! Quantas criaturas maravilhosas devem existir na profundidade do mar, quantas cavernas lindas estão só esperando para serem descobertas? Se parar pra pensar eu posso ficar o dia inteiro me fazendo essas perguntas.. Fico muito feliz em ver que alguém conseguiu enxergar esse paraíso em meio as pedras!
ResponderExcluir