terça-feira, 31 de março de 2015

Assim é se lhe parece.



Brincando com a luz e a sombra, JW Muntean esculpe figuras estranhas em mogno que, à primeira vista, parecem ser cubos disformes, mas, em um ângulo correto os poliedros se transformam, ganhando imagens definidas e harmônicas. Divido com vocês um vídeo com três movimentos da série "Dancers", para melhor visualização do encantador processo criativo do artista.

6 comentários:

  1. É impressionante como a troca de perspectiva de um mesmo objeto gera uma projeção diferente. Essa analise vale para qualquer situação da vida real. As vezes precisamos nos afastar, olhar de longe, para ver quantas facetas podem existir numa mesma situação.
    Sem falar da capacidade do artista e sua técnica de produzir essas figuras que só podem ser reconhecidas através de uma iluminação adequada.

    ResponderExcluir
  2. É impressionante a capacidade do cérebro humano. Fico tentando imaginar como esse cara conseguiu chegar até esse resultado. Um quebra-cabeça bastante complexo. A peça parece não fazer sentido nenhum, mas suas sombras se transformam completamente. Dei uma olhada em outros vídeos dele no youtube e seus trabalhos são realmente geniais. O cérebro é capaz de coisas incríveis quando devidamente estimulado.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que incrível! Me lembrou a alegoria da caverna de Platão. As sombras seriam o mundo sensível e o cubo a Verdade. Muito legal mesmo! Achei interessante como embora as formas do mundo sensível mudam, o cubo (Verdade) é sempre o mesmo, apenas mudando de posição. A verdade é multi-facetada, complexa e diferente do que vemos. Mas é bela também, apesar de ser diferente do que imaginamos. Adorei o vídeo-- fiquei até um pouco hipnotizada... (ao ponto de falar essas maluquices aí em cima rs)

    ResponderExcluir
  4. Bianca Torres - 17hquinta-feira, abril 02, 2015

    Impressionante como a arte está presente até nas sombras. Quando criança sempre brincava com meu tio de fazer bichinhos com as mãos e projetá-las na parede. Nunca imaginei que houvesse um objeto capaz de mostrar inúmeras figuras. Com a música certa e algo para contar, dá para contar uma história inteira. Não haverá criança que não irá resistir.

    ResponderExcluir
  5. Esse vídeo é muito bacana, é exatamente o que o senhor disse na aula, tudo depende do ponto de vista, da forma que olhamos para as coisas. Além da incrível habilidade do artista, é fascinante ver como nossos olhos nos enganam e dependendo da forma que olhamos as coisas ficam distorcidas. Não só os objetos podem mudar de forma, mas as coisas ao nosso redor, da nossa vida, também podem tomar novas formas se mudarmos nossa forma de ver.

    ResponderExcluir
  6. Esse vídeo é sensacional. Minha mãe quando eu era mais nova sempre que eu opinava com muita convicção sobre algo me dizia que tudo depende do ponto de vista que cada um tem. O objeto do vídeo a princípio parece alguma coisa que não conseguimos decifrar, com muitas formas para tirarmos dele alguma imagem, muito legal ver no que ele se transforma quando o artista faz as sombras. E minha mãe estava certa, tudo realmente depende do nosso ponto de vista, e da leitura que fazemos do mundo e das coisas.

    ResponderExcluir