Tudo que se dá à leitura é texto. Afinar o olhar e saber ler o mundo é poder agir sobre ele, tecendo e destecendo a vida, assumindo a autoria de sua história. Inspirado no poema Ler o Mundo, de Afonso Romano de Santanna (1989), o portal nasceu em 2007 com a missão de mudar a perspectiva do olhar dos meus alunos de Comunicação Social e de Artes e Design da PUC-Rio. E transformou-se numa prática de leitura e de autoria fundamentada na interlocução e na parceria. luizfavilla@gmail.com
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Ver além do óbvio.
Abandonados por duas décadas, os amplos cômodos do Hospital Matarazzo em São Paulo são invadidos pelas cores da arte. Até 12 de outubro, o Grupo Allard ocupa o espaço com obras de mais de cem artistas. A Y&R, uma das parceiras do projeto, divulga “Feito por Brasileiros” com um filme que ilustra a revitalização do espaço. A produção é da AD Studio e a direção e trilha sonora são de Jarbas Agnelli.
A agência também patrocina a instalação da artista nova-iorquina Kenny Scharf, conhecida por suas obras de street art. O grupo francês transformará o antigo hospital em um Centro de Criatividade que incluirá residências, cinemas, estúdios de produção para filmes, músicas e arte, espaços para culinária, entre outros.
Li no http://www.proxxima.com.br
Que incrível! Meta de vida agora: ver além do óbvio. Tarefa extremamente difícil para nós que tivemos nossos olhares convencionados a ver imagens prontas e rápidas de televisão, por exemplo. Mas a gente chega lá, eu acredito!
ResponderExcluirAmei a fotografia do filme mas fiquei chateada por não ser aqui no Rio..:/ O 'elefante branco' que poderia ser um incômodo para a vizinhaça, vai ser palco de um legado que visa a criatividade e a nacionalidade. Deve ser uma experiência e tanto para as pessoas que vivem perto do hospital, verem depois de vinte anos, uma movimentação no lugar que tinha um destino incerto.
ResponderExcluirGosto muito de revitalizações ou projetos que visam uma transformação desse nível. Também adorei a fotografia (amo fotografia... e uma bem feita é melhor ainda haha)! Fico feliz por ver locais ou coisas esquecidas, abandonadas ou que perderam suas utilidades 'normais' se transformando e ganhando outro propósito. É gratificante, porque além de dar uma outra função a coisas sem utilidade aparente, você recicla, né. Nada ali está se perdendo. E lá vem Lavoisier novamente - nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
ExcluirFico meio inquieta com todos esses lugares abandonados ao léu e que retém tanta história que chega a ser quase ultrajante não estarem mais em funcionamento. Acho super bacana a iniciativa. Tem um outro artista que usa do urbano abandonado para expor sua arte, esqueci o nome dele agora, mas uma das instalações famosas que ele fez, foi botar barracas de camping penduradas para fora em um estacionamento, com luzes dentro delas, à noite essas luzes eram acesas e o resultado era incrível.
ResponderExcluirÉ muito gratificante ver que nosso Brasil ainda tem jeito. Existem muitas mentes brilhantes por aqui e que podem sim transformar milhares de construções abandonadas em incríveis projetos sociais e culturais, basta colocar a cabecinha para funcionar, ter um coração cheio de amor pra distribuir e boa vontade.
ResponderExcluirGostaria que fosse no Rio para pode conhecer e ver de pertinho como ficou essa transformação. Adorei!