quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cabeça feita.








Em sua série Daydreams, a artista Daphna Naim’s se inspira nos detalhes das silhuetas das pessoas e faz suas cabeças. Um trabalho encantador.  Li no Zupi

20 comentários:

  1. Cabeça feita, caixinha feita. Cabeça desfeita, caixinha desfeita.

    ResponderExcluir
  2. A cabeça feita sempre nos fecha uma porta. Principalmente aquelas que são feitas visando uma ideia ou um projeto contrário ao que se vê na maioria da sociedade. Independente de julgar positivamente ou negativamente, o certo é que mais feita a nossa cabeça, mais radical somos, fechamos a porta para uma série de outras ideias. E essas cabeças feitas normalmente são para conceitos alternativos, que criticam o modo em que a sociedade se encontra. Se isso é o ideal ou não, não cabe julgar. Se satisfizer a pessoa, se a tornar feliz, se ela acreditar ser o certo, pode ser o ideal. Assim como ser uma cabeça "não-feita" pode até implicar em maior abertura a novas ideias, mas pode te levar a ser uma pessoa sem ideal, sem objetivos, entre outras características.

    Se é, ou o que é positivo ou não, só cabe ao dono da própria cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Gostei. O desenho em preto e branco, ou sombra, me causou uma sensação de sonho ou reflexão. A figuras formadas no topo das cabeças são os pensamentos e devaneios que criamos... cada um em seu mundo. A minha figura seria parecida com a quarta.

    ResponderExcluir
  4. Nossa cabeça é um mundo a parte. Uma realidade fora do normal. Me imagino no meu mundo criado todos os dias. Seria tão perfeito! ... Mas tão previsível! Deve ser muito chato saber sempre o que vai acontecer. Cadê as surpresas? as emoções? Bom mesmo é viver em um lugar que você ama e odeia quando quer, que não prevê e nem tem tudo pra si. O meu mundo é só da minha imaginação mesmo. Melhor ele ficar por lá e eu por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Seria mais interessante se o formato da cabeça fizesse parte da personalidade das pessoas representadas. Mas mesmo assim, o trabalho é muito interessante!

    ResponderExcluir
  6. Cada detalhe faz com que as pessoas afinem o olhar ao verem esse trabalho espetacular! As formas das cabeças mostram os pensamentos e os sonhos das pessoas, e a criatividade está nos olhos de quem vê!

    ResponderExcluir
  7. Muito legais os desenhos. Retrata as pessoas, mais uma vez, com a cabeça feita. Os desenhos mostram o que se passa no pensamento de cada um, e cada um encara a realidade de uma forma, da sua forma. Os trabalhos conseguem expor traços da personalidade de cada pessoa de forma muito interessante.

    ResponderExcluir
  8. Carollina Medeiros 2ICdomingo, junho 10, 2012

    Como tudo seria mais fácil se pudéssemos ver o que se passa na cabeça das pessoas pela sombra delas. Não sei se essa foi a intenção da artista. Pode ser que tenha sido somente brincar com imagens. Mas eu interpretei dessa maneira. Os desenhos acima de cada de pessoa não foram escolhidos aleatoriamente. Tem a ver com algum sonho, lembrança, ou seja lá o que esteja passando pela cabeça deles naquele momento. E assim que a sombra se fosse, essa capacidade de ver o que o outro pensa também iria e lá estariam eles com pensamentos escondidos e as cabeças fechadas.

    ResponderExcluir
  9. Acho que a nossa cabeça nunca está "feita". Estamos sempre mudando e é essa a graça da vida, rever seus conceitos, dar uma segunda chance e estar sempre aberto a novas opções. Imagina que chato seria se nunca mudássemos de ideia!

    ResponderExcluir
  10. Nossas cabeças e o que "brotam" delas!
    Genial! Há solo mais fértil? Queria saber o que minha cabeça inspiraria a Daphna Naim’s. Fico aqui imaginando mil coisas. Mas pensando bem, a cabeça deve estar bem aberta a qualquer reflexão, até a possibilidade do outro criar com ela. É exatamente isso que temos que fazer nos trabalhos e é o que a artista fez de maneira brilhante.

    ResponderExcluir
  11. muito legal... adorei ver essas imagens. eu quando criança adorava fazer bichinhos nas sombras era tão legal, com a correria que eu vivo hj nem dá tempo de me divertir desse jeito....q pena

    ResponderExcluir
  12. É da cabeça que nascem as ideias. E a artista soube transmitir essa mensagem lindamente. Como diz o nome "Daydreams": também é da cabeça que nascem os sonhos. E sonhar é maravilhoso.
    Essas imagens me fizeram lembrar de uma história. Quando estive em Roma no começo do ano, estava parada na rua em frente ao Coliseu junto com minhas amigas quando olhamos para o lado e vimos um homem cortando um papel e olhando pra gente. Curiosas, resolvemos chegar mais perto. Quando fomos ver, ele estava segurando um papel preto e cortando com a tesoura os nossos perfis. E mesmo de longe ele soube cortar nossos perfis perfeitamente. Ficou lindo! Tenho esse papel guardado até hoje no meu quarto. E agora, olhando essas imagens, fico tentando imaginar o que sairia de dentro da minha cabeça. Será que sairia sonhos bons? Será que sairiam coisas boas? Espero que sim.

    ResponderExcluir
  13. Minha cabeça deve estar em constante reforma ou redecoração.
    Minha opinião convicta de hoje, pode mudar amanhã. Desde que os argumentos certos me sejam apresentados. Tenho o bom gosto de mudar de opinião.
    A cabeça das crianças deve ser feita de massinha. Assim, seus pais e o mundo podem modela-las, educa-las, limita-las. O que por um lado é bom e pelo outro ruim.

    ResponderExcluir
  14. Acho que se um desenho da minha cabeça fosse feito há algumas semanas estaria cheia de interrogações, mas os dias passam e as más notícias chegam, mesmo assim para um pessoa otimista, eu enxergo oportunidades nas dificuldades e por enquanto no momento o que pode se desenhar acima da minha cabeça são simplesmente reticências...to be continued

    ResponderExcluir
  15. Desenhos, pensamentos ou sonhos? Não sei qual foi a intenção que o artista buscou retratar, mas isso só mostra a capacidade do ser humano d epensar, imaginar e inventar. Ótimo para afinar o olhar.

    ResponderExcluir
  16. Vanessa Carvalho Neves 2ICquarta-feira, junho 13, 2012

    Lindo esse trabalho!Ideia ótima e original. Como eu gostaria de ter este tipo de talento...Já que não posso faze-lo vou ,para sempre, admira-lo.

    Vanessa Neves

    ResponderExcluir
  17. Cada dia uma cabeça diferente, cada cabeça uma pessoa diferente.
    Ainda somos livres pra pensar, imaginar e sonhar.
    O que faz a nossa cabeça mudar a cada segundo que se passa?
    Se somos todos iguais porque pensamos tão diferentes?
    Cada cabeça em seu devido lugar.

    ResponderExcluir
  18. Tudo que pensamos, sentimos, acreditamos e defendemos é construido por nossas cabeças, contudo, com uma grande influência da cultura e da sociedade em que vivemos. Somos aquilo que defendemos, mas por que defendemos isto e não aquilo? Talvez por que devemos defender alguma coisa, pois sem essa coisa, esse ideal, somos um vazio completo. A sociedade por exemplo é construida para estabelecer uma igualdade entre os homens, e acho que é por isso que todos os indivíduo são tão difentes um do outro.
    A cabeça é o objeto que nos diferencia, nos individualisa. Devemos continuar a pensar e agir sozinhos, por que é isso que nos torna especiais.

    Angelo Wolf-15H

    ResponderExcluir
  19. Eu queria ter uma foto do que aparece dentro da minha cabeça! Sonhos talvez?! É sonhos de mundos cheios de cores, magias e vida. Minha avó sempre me dizia que minha mente tinha assas e hoje eu acredito que dentro dela eu posso ser qualquer coisa. Minha mente viaja entre mundos, pessoas e coisas. Coisas que nem sempre são boas ou nem sempre tão ruins, nada por mares, rios, lagoas sem medo de se afogar, minha mente é algo que ninguém nunca poderá ter acesso sempre será apenas EU, eu e minha mente pensante e voadora

    ResponderExcluir
  20. Vi uma foto onde um bando de entulho era organizado e formava a perfeita sombra de uma menino na parede. Simplesmente inacreditável! Adorei o fato de cada cabeça ter um desenho diferente, mostra que ninguém pensa igual

    ResponderExcluir