quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ai, que preguiça.


Procrastination from Johnny Kelly on Vimeo.


Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã... 
Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã, 
E assim será possível; mas hoje não... 
Não, hoje nada; hoje não posso. 
A persistência confusa da minha subjetividade objetiva, 
O sono da minha vida real, intercalado, 
O cansaço antecipado e infinito,
Um cansaço de mundos para apanhar um elétrico... 
Esta espécie de alma... 
Só depois de amanhã... 
Hoje quero preparar-me, 
Quero preparar-rne para pensar amanhã no dia seguinte... 
Ele é que é decisivo. 
Tenho já o plano traçado; mas não, hoje não traço planos... 
Amanhã é o dia dos planos. 
Amanhã sentar-me-ei à secretária para conquistar o rnundo; 
Mas só conquistarei o mundo depois de amanhã... 
Tenho vontade de chorar, 
Tenho vontade de chorar muito de repente, de dentro... 

Não, não queiram saber mais nada, é segredo, não digo. 
Só depois de amanhã... 
Quando era criança o circo de domingo divertia-rne toda a semana. 
Hoje só me diverte o circo de domingo de toda a semana da minha infância... 
Depois de amanhã serei outro, 
A minha vida triunfar-se-á, 
Todas as minhas qualidades reais de inteligente, lido e prático 
Serão convocadas por um edital... 
Mas por um edital de amanhã... 
Hoje quero dormir, redigirei amanhã... 
Por hoje, qual é o espetáculo que me repetiria a infância? 
Mesmo para eu comprar os bilhetes amanhã, 
Que depois de amanhã é que está bem o espetáculo... 
Antes, não... 
Depois de amanhã terei a pose pública que amanhã estudarei. 
Depois de amanhã serei finalmente o que hoje não posso nunca ser. 
Só depois de amanhã... 
Tenho sono como o frio de um cão vadio. 
Tenho muito sono. 
Amanhã te direi as palavras, ou depois de amanhã... 
Sim, talvez só depois de amanhã...

Adiamento,de Fernando Pessoa (Alvaro de Campos)

15 comentários:

  1. Eu não sei quanto a vocês, mas esse texto me deixou profundamente angustiada. Por um momento eu me vi ali, sempre adiando tudo que possa, ou não, ser importante. Parece uma coisa normal do ser humano, não? Temer suas decisões, suas escolhas... Eu acho isso muito curioso, porque desde pequenos ouvimos sempre as pessoas nos falarem "não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje", mas ninguém faz isso na prática; tanto é verdade que já vi alterarem esse ditado para "não deixe para fazer amanhã o que você pode fazer depois de amanhã". Nós temos essa mania estranha de ficar sofrendo por antecipação e prolongando esse sofrimento. Vai entender... Talvez seja preguiça mesmo, talvez seja medo de grandes mudanças, ou os dois juntos. Seja lá o que for, é muito esquisito.

    ResponderExcluir
  2. Tantas vezes já usei frases assim no meu dia a dia. Dizem que é ruim ter "mania de adiar as coisas". Já me peguei ponderando sobre fazer agora, adiar...Há casos e casos. Um trabalho importante que tem data marcada para ser entregue é bom que se comece com antecedência, assim não corre-se o risco de não conseguir terminá-lo. Já um filme interessante que requer muita atenção, é melhor deixar para ver na manhã seguinte do que na madrugada, quando se está com sono. Durante a infância, a maquiagem , o salto alto, tudo isso pode esperar. Eles chegam amanhã...
    Adiamos para ver com mais clareza. Refletir antes de agir também é fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do vídeo. É quase como um brainstorm de como "sedar" sua mente. Transmite a sensação de preguiça através das atividades que aparecem e por vezes causa aflição e agonia. Mas pra mim foi um pouco viciante assisti-lo. Talvez em consequência da voz e efeitos sonoros. Me prendeu. Acabo por aqui porque AMANHÃ eu escrevo mais.

    ResponderExcluir
  4. Favilla, por conta do cansaço e da minha preguiça, vou comentar este post só amanhã...

    ResponderExcluir
  5. Uau, que vídeo incrível!
    É engraçado.. Várias coisas que ele diz que são procrastinar, na verdade estão sendo procrastinadas por mim... Checar meus emails, escrever cartas de agradecimento, arrumar minhas meias, começar a ler um livro... Eu sou uma procrastinadora. Mas estou trabalhando isso constantemente. Hoje é domingo, dia mundial da procrastinação. Nós pensamos: começarei amanhã, que é segunda feira. Bem... Eu digo, segunda é o segundo dia. Por que não começar do começo? Domingo é dia de começar. Segunda é continuação.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, já fiz várias coisas que foram citadas no vídeo! Principalmente em véspera de prova de química ou física, na época de colégio. Arrumava quadros da sala, organizava gavetas, fazia limpeza de armário, limpeza no estojo, na pasta de arquivos. Ainda tenho vontades súbitas de fazer colagens com papel colorido num dia atarefado, de tocar violão e descobrir cifras novas em época de final de G1, de entrar no Facebook pra fazer nada e olhar a vida de ninguém quando a agenda está me chamando... Acho que nós de 20 e poucos anos somos mestres nesse último. Ou então vem aquela vontade de deitar, olhar pro teto e só pensar. Pensar na vida, pensar em nada. No fundo, é uma válvula de escape pra fugir da rotina de forma criativa ou, pelo menos, inusitada e útil.
    E se o tema do vídeo se encaixa em dias atribulados, o poema privilegiou os dias de folga. Aquele dia em que você poderia adiantar um estudo, poderia ler aquele livro filosófico, deveria ter marcado o exame que o médico solicitou, mas deixou pra amanhã, deitou e dormiu só mais "cinco" minutinhos....

    ResponderExcluir
  7. Depois desse post descobri que eu sou a procrastinação.
    Pretendo mudar. Ainda há tempo. Depois de amanhã (SEGUNDA) será minha linha de partida =D

    ResponderExcluir
  8. A gente sempre pensa no amanhã, seja por preguiça ou não. É muito mais fácil sempre adiar as coisas. Isso é da nossa rotina, fazemos sem perceber. Acumulamos tarefas que poderiam ter sido resolvidas antes. É tudo de véspera mesmo que imploremos por um prazo maior. E não é que as vezes dá certo?

    ResponderExcluir
  9. Vanessa Carvalho Neves 2ICquarta-feira, junho 13, 2012

    Parece o resumo da minha vida ultimamente.Tudo que não dá prazer vou adiando até não ter escolha senão fazê-lo."Amanhã eu faço"."Amanhã eu faço"."As cinco da tarde começo"." Poxa já são cinco e quinze...Vou as seis então".Sei que isso não ajuda em nada, somente adia.Faz com que cresça uma agonia por que você sabe que deveria estar fazendo aquilo, mas não quer.Preciso cortar o ciclo que tem se formado na minha vida, porém está ficando cada vez mais difícil...A preguiça começa a me dominar e quando faço o que ela quer me arrependo tremendamente. Tenho que mudar isso em mim.Eu vou mudar.


    Vanessa Neves

    ResponderExcluir
  10. Adiar compromissos traz alívio apenas temporário.Parei leituras interessantes no meio do caminho, prometendo voltar para a cultura ou a magia interrompida que o final do livro iria me proporcionar.Aquele que procrastina coloca diversas tarefas menores na frente das mais importantes.Mais do que uma questão de não administrar bem o tempo, o ato de procrastinar faz a pessoa viver a ilusão de que, adiando, tudo será solucionado como num passe de mágica.Principalmente, o brasileiro com o lema:no final tudo vai dar certo.Não é bem assim.

    ResponderExcluir
  11. ANDRÉIA COUTINHO - 17H

    A procrastinação, infelizmente, é uma tendência que faz parte da condição humana. Obviamente, existem exceções. A gente adia conversas, visitas, tarefas domésticas, trabalho de faculdade, leituras de livros, e, até mesmo, nossos próprios pensamentos. Sou uma procrastinadora anônima para a sociedade e assumida para mim mesma. Ler esse texto foi confrontador, pois estou tentando me livrar desse mal já tem algum tempinho...

    Existe cura? Talvez! Sinto-me mais encorajada e mais consciente das consequências negativas da procrastinação toda vez que eu reconheço a minha forte tendência para tal.

    (UFA! desabafei!)

    ResponderExcluir
  12. Sei nem bem o que dizer desse vídeo tão tão tão maravilhoso. Começou tudo bem,me identifiquei aqui e ali, mas foi chegando ao fim e uma gotinha de sal ensaiou uma queda. O vídeo foi ganhando uma carga poética que vai além da procrastinação de banalidades e passa a uma procrastinação do próprio viver. Adiamos a vida às vezes. Evitamos a vida às vezes. Acho que precisava ver isso. Rodeados por tantas dúvidas e medos, sim, é tentador procrastinar para não ter que encarar o problema agora, porque agora estamos despreparados. Mas amanhã também estaremos. E depois também. E depois e depois e depois e sempre. E nesse ciclo de enrolação, ficamos estáticos no mundo. Ultrapassar a preguiça seria quase que um salto do "princípio de prazer" para o de "realidade".Certas coisas eu procrastino toda a vida, já outras, trato com urgência e imediatismo. Procrastinar é sentar e levantar para ajeitar a almofada da cadeira. É sentar e levantar para ir ao banheiro, e, do banheiro, aproveitar logo para beber água. Da água, otimiza-se tempo se adiantarmos o lanche. Ah, mais fácil deixar a louça limpa. É bom secar também. E guardar. Talvez fosse bom achar aquele papel perdido. Talvez a nossa mãe saiba onde está... (...) no dia seguinte: talvez fosse bom apontar o lápis. Escutar só uma música antes de começar o que quer que tenhamos que começar. Talvez fosse bom dormir um pouco para reunir energias. Talvez fosse bom viajar, casar, catalogar insetos da Floresta Amazônica e domesticar animais selvagens da Ásia menor. Mas será melhor ainda reunir coragem do fundo das nossas artérias e deixar feito. Nada melhor do que deixar feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Thaysa. Uma prosa poética. Agora, vamos trocar as palavras pela ação, anda! =)

      Excluir
    2. eu acho que tô correndo! bem verdade que para certas coisas, caminho, mas tenho a sensação que tô no limite do meu corpo para certas corridas. Não correndo no sentido da pressa, minha corrida é bem devagar. Estou correndo, digo, pelas coisas que gosto e quero, e essa corrida não pode ter como fim o "quem chega primeiro". Acho que, geralmente, a decisão de "começar" é seguida pelo pensamento "por onde?" E essa é uma sensação terrível. O não-saber-o-que-fazer para nós, seres ensinados a ter respostas e reações imediatas e a saber sempre como agir, pensar, sentir, é quase uma desgraça na vida. É a necessidade de um início e o total desamparado de um "lugar para começar" que parece nos impedir, às vezes, de iniciar coisas. É como um alemão do interior no Rio pela primeira vez: não sabe bem pra onde olhar, não sabe se o calor incomoda ou agrada, não sabe que rua tomar, não sabe por onde começar a visitar a cidade. Na decisão de começar, somos todos estrangeiros.

      Excluir
    3. Thaysa: 'O caminho se faz ao caminhar', ensinou o poeta. Respirar, observar e dar um passo de cada vez. Errar fará parte da jornada, creia. =)

      Excluir