"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você..."A gente ama näo é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não escuta que ele termina." Rubem Alves

Rubem Alves incrível! Acho que mais do que DESEJAR, as pessoas PRECISAM ouvir mais umas as outras! Ouvir tentando entender, refletindo, e não julgando! Como diz meu pai, não é a toa que Deus nos deu uma boca e dois ouvidos... Talvez se ouvíssemos mais, teríamos um mundo com menos "ah, entendi errado" e mais "poxa, talvez você tenha razão"! Rayssa, 13h
ResponderExcluirPor um momento me lembrei de um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=cSohjlYQI2A), mas me toquei que a questão abordada nesse trecho vai além!
ResponderExcluirO texto pode ser simples, mas nos causa um baita impacto! Sempre nos ocupamos em falar, em aprimorar nossas falas, o que acarreta nessa não escuta do outro. Quando demonstramos atenção na fala do outro espelhamos nosso cuidado a ele... E quando somos ouvidos, nos sentimos importantes, confiantes, AMADOS. Enfim, se exercitássemos mais esse tipo de ação, acredito que o mundo seria um lugar com menos individualismos e nos tornaríamos melhores pessoas.
Grato por dividir o link, Fernanda.
ExcluirPratique a arte de ouvir e multiplicarás suas relações sinceras.
=)
Poucos dominam a arte de saber ouvir. Cada vez mais as pessoas ficam obcecadas com o próprio umbigo ao invés de aproveitar o melhor que os outros podem oferecer: suas histórias, experiências e sentimentos. Em geral, o ser humano tem uma tendência a falar mais (eu, particularmente, sou o oposto). É prejudicial para uma pessoa, tanto na sua vida pessoal como na sua vida profissional, não saber ouvir. Quem não sabe ouvir não desenvolve melhor sua paciência, não cria uma conexão com o próximo e acaba não sabendo respeitar opiniões divergentes.
ResponderExcluirBom, para terminar com Rubem Alves também: "Para mim, Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: A beleza mora lá também. Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto."
Muitas vezes sinto falta de ser ouvida sem julgamentos. Às vezes me pego num silêncio profundo comigo mesma por medo disso. Parece ser uma necessidade humana ouvir e se colocar, se colocando no lugar, mas não devia ser assim (a não ser quando pedido). Se pensarmos nos nossos sonhos, isso fica provado: quando contamos, entusiasmados, nossos sonhos pra alguém, tem grandes chances do ouvinte nos interromper pra contar o próprio sonho. A tática pra conseguir contar um sonho sem ser interrompido é colocar o ouvinte dentro dele. Pode ter certeza que a pessoa será toda ouvidos... Isso prova o nosso egoísmo ao ouvir os outros, né? Só ouvimos com verdadeiro interesse quando nos diz respeito...Acho que o exercício de escutar os outros e absorver o que é dito é muito necessário, e agora pensando nisso, vou praticar mais!! =)
ResponderExcluirBruna e Yael, excelentes reflexões. O silêncio é uma banda de música.
ResponderExcluir=)
Isso me fez pensar se nós mesmos escutamos as nossas palavras. Para começar, já escutamos o som da nossa voz de forma diferente, isso implicaria também com relação ao sentido que queremos transmitir? Não sei, afinal só posso ouvir o mundo com os meus ouvidos. O máximo que consigo fazer é deslocar a minha mente para interpretações de diferentes perspectivas. Há um diálogo interno, quase teatral, com vozes de diferentes personagens( que representam diferentes concepções). Será que lhes damos tempo democraticamente? Será que os tratamos com igualdade? Às vezes a voz do desejo grita e vem o medo e tapa-lhe a boca. Precisamos ouvir o outro sim, mas antes temos que ouvir o que os nossos interiores têm a dizer. O mais curioso é que essa fala interna é silenciosa e somente a partir daí que nasce a escuta externa.
ResponderExcluir