
Com fotos de paisagens que mostram o céu colorido e brilhante por causa de gás e poeira até imagens telescópicas de distantes e profundas estrelas, este ano a seleção de vencedores do Astronomy Photographer of the Year apresenta um espetáculo cósmico de detalhes.
No sexto da premiação, a competição continua a mostrar imagens impressionantes de amadores e profissionais da astrofotografia ao redor do mundo que refletem a contínua fascinação com as estrelas e o espaço. A ação existe também para manter o interesse do público na exploração espacial e observação científica.
A imagem que venceu a categoria Terra e Espaço também levou a de melhor foto no geral. É a foto acima que retrata a Aurora que paira a Lagoa Glacial de James Woodend, feita na Parque Nacional Vatnajökull da Islândia. A alta concentração de elétrons energizados faz com que o oxigênio emita luz verda e os arcos da aurora são formados pelas forças do campo magnético da terra.
Matt James fez esta foto feita em Bungendore, Austrália, e usou a rotação da Terra para tornar o movimento das estrelas fachos de luz (foto acima). E Patrick Cullis registrou a Terra do alto com a lua de fundo e um balão voando (abaixo).
Com um telescópio a uma câmera Apogee U16 e uma exposição de 13 horas com vários filtros aplicados, Bill Snyder fez esta foto batizada de Nebula Cabeça de Cavalo (acima).
A Nebula Helix foi feita por David Fitz-Henry e mostra uma estrela morrendo no centro da nebula que é uma nuvem de gás e poeira no espaço (acima).
Li no http://www.ideafixa.com/

















Eu poderia passar dias vendo fotos de céu. Não importa o tempo, a lua, as nuvens, é sempre tão lindo e curioso. Penso sempre como somos tão pequenos perto dessa imensidão toda... como tem tanta coisa que não sabemos. Apaixonada por essas fotos!
ResponderExcluirParece algo de outro mundo (talvez seja). É realmente "brilhante" este céu. As vezes deito nas cadeiras da piscina do hotel fazenda da minha família apenas para observar o céu. Como não tem tanta luz, é mais fácil de ver as estrelas cadentes haha. Essas fotos estão realmente magnificas. Sou capaz de passar horas e horas olhando para algumas fotos. Algumas captam nossa atenção que eu fico até impressionada, como se tivesse sempre algo novo para ser visto. Talvez tenha e só com o tempo conseguimos ver. http://www.cranik.com/images/meninaafega2.jpg Está é uma das fotos que mais me impressionam, não apenas pela história, mas pela capacidade de me manter muito tempo hipnotizada.
ResponderExcluirSou uma apaixonada por fotos, acho que elas conseguem captar o momento e retransmitir o sentimento, a qualquer hora,quando a revemos. Mesmo na era digital, não consigo abandonar o hábito de imprimir fotos, Sou uma apaixonada por fotos, acho que elas conseguem captar o momento e retransmitir o sentimento, a qualquer hora, quando a revemos. Mesmo na era digital, não consigo abandonar o hábito de imprimir fotos, acho que tudo fica mais bonito e real quando está no papel.
ResponderExcluirTenho que concordar com as meninas, poderia passar horas olhando essas fotos (re)descobrindo detalhes que passariam despercebidos a primeira vista. Mas infelizmente, com a tecnologia, as fotos perderam o sentido da posterioridade e se tornaram algo instantâneo, para ser consumido agora. A tecnologia em si para as fotos, não foi algo ruim. O problema, pelo menos a meu ver, foi a superficialidade que os momentos passaram a ter. Hoje em dia é muito fácil tirar milhões de fotos e depois salvar só algumas, em oposição a antigamente, em que as pessoas tinham que pensar muito antes de bater uma foto, pois o filme era só de 12/24/36 poses e você além do filme, pagava impressão.
acho que tudo fica mais bonito e real quando está no papel.
Tenho que concordar com as meninas, poderia passar horas olhando essas fotos (re)descobrindo detalhes que passariam despercebidos a primeira vista. Mas infelizmente, com a tecnologia, as fotos perderam o sentido da posterioridade e se tornaram algo instatâneo, para ser consumido agora. A tecnologia em si para as fotos, não foi algo ruim. O problema, pelo menos ao meu ver, foi a superficialidade que os momentos passaram a ter em função da fácil possibilidade de tirar milhões de fotos e depois salvar só algumas, em oposição a antigamente em que as pessoas tinham que pensar muito antes de bater uma foto, pois o filme era só de 12/24/36 poses e você além do filme pagava impressão.
A fotografia é como uma pintura, só que feita por 'cliques'. É incrível como a gente se sente parte de lugares que só conhecemos através da lente do fotógrafo ou da tela de cinema. O mundo é tão grande e a gente ainda se importa com coisas tão pequenas, sem a menor importância. Um lugar, uma lua, uma luz podem ser mais úteis que muitas sessões de análise. A cada entrega aos céus e ao desconhecido a gente consegue se encontrar.
ResponderExcluirInteressante é que, por mais lindas que sejam as fotos e por mais que o céu seja o mesmo pra você e pra mim eles vão significar coisas diferentes. Espero que um dia seja capaz de tirar fotos que emocionem como esse trabalhou me emocionou! Lindo.
Muito lindo!!! O universo é muito grande, e achamos que somos os unicos...! Essas fotos dão uma sensação de infinito. Emocionante!
ResponderExcluirps. só eu vi a cabeça de uma coruja na foto " nebula cabeça de cavalo"?
Fotografia é uma arte que qualquer um pode fazer dependendo do olhar que você tenha sobre determinada coisa. Já fiz um curso de fotografia há um tempinho atrás e até hoje sou apaixonada, é uma arte teoricamente simples, mas tudo depende de quem está por trás das lentes. Essas fotografias de luzes são muito difíceis de serem feitas. Para se fotografar um raio o fotografo tem que ficar muito atento, pois são segundos, imagine a dificuldade para fazer essas. Na verdade, cada segundo registrado por uma lente é totalmente diferente, isso mostra o quão grandiosa pode ser uma foto.
ResponderExcluirEsse tipo de foto sempre me encanta, não só pela beleza, mas também pela curiosidade que o desconhecido desperta. Gostei do post, apesar de me incomodar um pouco o sentimento de pequenez em relação ao universo.
ResponderExcluirA câmera só pode captar aquilo onde a luz bate. Sem luz nenhuma é impossível fazer uma foto. Acho que a fotografia não só é escrever com luz, mas é, também, deixar que a luz escreva. Deixar que a luz entre na lente e risque o filme fotográfico.
ResponderExcluir