Brincando com a luz e a sombra, JW Muntean esculpe figuras estranhas em mogno que, à primeira vista, parecem ser cubos disformes, mas, em um ângulo correto os poliedros se transformam, ganhando imagens definidas e harmônicas. Aqui, um video com três movimentos da série "Dancers", para melhor visualiação do encantador processo criativo do artista.
Li no Nassif
Como alguém consegue pensar nisso? Como se dá o processo de criação nesse caso? Até a metade do vídeo não se dá para ter noção do que está sendo feito.
ResponderExcluirÉ preciso ter um olhar muito afinado para fazer uma obra de arte abstrata e, mais ainda, se essa obra ainda for representar uma figura totalmente nítida por um outro ponto de vista. Para mim o mais impressionante no vídeo é pensar em como se chega a um projeto final desse tipo.
Que interessante! Lembra muito aquelas obras também que são feitas de pregos colocados estrategicamente em seus lugares e, no ângulo certo também, quando a luz incide neles sua sombra tem o formato de um rosto ou algo do tipo!
ResponderExcluirQue mágico! Como isso é possível? Essa bailarina aí é muito boa mesmo.
ResponderExcluirOlha... impressionante, mesmo. Não dá pra ter a noção de que os poliedros são alguma coisa além daquilo, e as figuras como sombras são perfeitas ou como você disse, são imagens definidas e harmônicas. Genial!
ResponderExcluirO trabalho dele nos faz refletir que nem tudo na vida é como nós vemos de primeira. E como estamos condicionados a considerar algo como esquisito porque não conseguimos compreender o que seja. Mas basta uma simples mudança do ângulo que vemos para tudo mudar e aquilo que era estranho, passa a ser belo e encantador!
ResponderExcluirÉ o exercício de pensar fora da caixinha. Pensar além da forma que se vê.
ResponderExcluirNão é qualquer um que desenvolve tal habilidade. Uma pequena alteração no olhar e tudo muda!
Nathália Oliveira
Vendo o vídeo parece impossível que um objeto que parece um cubo de madeira projete sombras tão perfeitas e com tantos detalhes. Parece que as sombras são de pessoas de verdade, não parece nem que são de objetos.
ResponderExcluirFiquei surpreso como as sombras, apesar de serem fruto de objetos de madeira longe de parecerem lineares e que formariam sombras projetadas tão perfeitas. Ainda mais, do gênio Gene Kelly, no que pra mim foi um dos melhores filmes e o que mais me encantou.
ResponderExcluirACHO QUE O fAVILLA ANDOU AULAS DE COMO PENSAR FORA DA CAIXINHA PARA ESSA PESSOA MARAVILHOSA VOCÊ VAI VENDO O VÍDEO E NÃO SE DÁ CONTA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO ... PARECE O VÍDEO QUE FOI VISTO EM SALA DO PINTOR QUE EM POUCOS SEGUNDOS CONSEGUE RETRATAR A FACE DO CANTOR...
ResponderExcluirO vídeo mostra que um ponto de vista é a vista de um ponto. Além disso, o vídeo conta uma história. O sujeito está sentado, depois ele luta e ainda sai correndo.
ResponderExcluirNão entra na minha cabeça como as pessoas conseguem criar essas coisas tão fantásticas.
ResponderExcluirTalvez seja culpa de todos os meus limites - NÃO É FAVILLA?
Ainda sou um pouco frustrada por não ter coordenação motora pra fazer a sombra da cabeça de um cachorro com as mãos.
Não estou conseguindo ver o vídeo... :(
ResponderExcluirMas pela descrição e pelas imagens posso concluir uma coisa: a primeira impressão nem sempre é aquela que fica, e muito menos a certa. Você olha a figura esculpida e pensa em algo disforme. Mas ao olhar a sombra percebe que pode se tornar algo lindo.
Que belo trabalho. Algo tão simples. Esse homem "lapidou" seus olhos de forma que consegue achar formas e figuras em qualquer objeto ou sombra. Devemos seguir seu exemplo e enxergar arte nas mais pequenas coisas.
ResponderExcluirAdoro esse tipo de trabalho com sombras. Existe um tipo de movimentação na dança que é feito para ser exibido com(o) sombras também. Um exemplo esteve na abertura do Oscar de 2007 - com shadow dancers:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=nU2Mi-IhmaU
Engraçado, isso de cara me lembrou Platão e sua dialética. As aulas de filosofia me vieram à cabeça agora... a representação e a verdade, o empírico e a essência, o PARECER e o SER. E é exatamente isso. Pensamos que o bloco de madeira é uma coisa, somente aquilo, um esculpido estranho, mas estamos cegos pela aparência, pois há uma verdade lá fora, na luz: imagens definidas. Surpreendente!
ResponderExcluirQue arte incrível! Requer uma habilidade enorme, atenta aos detalhes. Da série gostaria de ter esse olhar.
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